segunda-feira, 2 de abril de 2012

AÇÕES AFIRMATIVAS CONTRIBUEM PARA O COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM



A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e pela Coordenação da Política de Gênero desenvolve diversas ações afirmativas no combate à violência de Gênero no Município.

As ações constituem, ainda, política de governo, porém, com o fortalecimento dos movimentos sociais e com a conscientização da sociedade, caminhamos para que estas políticas no município tornem-se políticas de estado e possam garantir às Mulheres uma Vida sem Violência.

PROJETO PROMOTORAS DA PAZ:


Objetivo: Capacitar mulheres atuantes em suas comunidades para auxiliar no combate à Violência de Gênero, realizando discussões críticas à respeito da Desigualdade de Gênero e promovendo a capacitação destas mulheres para que possam reconhecer, coompreender e combater a violência.

Participam deste Projeto: Agentes Comunitárias de Saúde, Lideranças Comunitárias e Gestores.

Material compartilhado: Cartilha com informações de como reconhecer e combater a violência de gênero.



PROJETO CIRANDA FEMININA:

Objetivo: Levar à Sociedade em geral discussões sobre a violência de gênero e sobre as formas de combatê-la. Utiliza linguagem simples e acessível à todos os públicos.

Participam deste Projeto: Sociedade em Geral

Material compartilhado: Cartilha com informações básicas sobre violência doméstica e sobre as formas de combate.

AÇÕES EM PRAÇA PÚBLICA

A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim também realiza ações que visam dar visibilidade à Política de Gênero, levando para principal praça da cidade diversas atividades, as quais permitem a população conhecer um pouco mais sobre o tema e entender toda sua complexidade.

Este ano a comemoração do Dia Internacional da Mulher no nosso Município contou com a presença ilustre da Dr.ª Sueli Lima e Silva que ministrou o Workshop sobre Violência Doméstica, no dia 06 de março, trazendo dados preciosos do Estado do Espírito Santo, através do Projeto "Questão de Gênero", que tem o objetivo de promover a efetivação da Lei Maria da Penha e divulga meios de denúncia em casos de violência doméstica.

.

http://www.cachoeiro.es.gov.br/site.php?id=NOTICIA&id_item=%20%201SEMCOS%20%20%20%20%20%20%20%20%2007/03/12155221





Podemos conhecer um pouco mais desta iniciativa no site do Ministério Público do Espírito Santo:

http://www.mpes.gov.br/conteudo/interna/noticia.asp?cod_noticia_evento=2701&tipo=1

Além de ações que chamam a atenção para a problemática da violência, outras ações foram realizadas no Município, estas no intuito de promover a auto estima e orientar as mulheres quanto à saúde, cuidados pessoais, entre outras orientações preciosas.

http://www.saocamilo-es.br/centrouniversitario/noticia.php?id=1789










Claro que não esqueceram a Comemoração do Dia Internacional da Mulher!

No dia 08 de março aconteceram as homenagens às mulheres do nosso Município e este ano teve o foco nas profissões.

Diversas mulheres foram homenageadas, todas profissionais de respeito em diversas áreas de atuação, superaram preconceitos e dificuldades por "ser mulher", porém, através de sua perseverança alcançaram seus objetivos profissionais.

 A cultura também não poderia ficar de lado, portanto, a Secretaria Muncipal de Arte e Cultura, por meio de seu projeto "Tenda Cultural" homenageou as mulheres com atividades voltadas para o público feminino.

http://paixaocapixaba.com.br/?p=9015

http://www.cachoeiro.es.gov.br/site.php?id=NOTICIA&id_item=%20%201SEMCOS%20%20%20%20%20%20%20%20%2007/03/12104103

Quando verificamos os números relativos à Violência Doméstica percebemos a importância das Políticas afirmativas, haja vista que, por meio destas, a sociedade percebe a violência ainda existente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário